Aula de Clarineta

postado em: Educação, Música, Padrão | 2

A Clarineta, ou clarinete, é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui uma palheta simples presa na extremidade do instrumento onde o músico sopra.


O som da clarineta é produzido a partir da passagem do ar entre a palheta simples e o corpo do instrumento.


A Clarineta surgiu no século XVII, mas somente por volta de 1840 atingiu sua estrutura atual. As primeiras clarinetas possuíam orifícios e apenas duas chaves e assim como outros instrumentos da família das madeiras, progressivamente foram adicionadas mais chaves.


Possui um sistema de chaves semelhante ao da flauta, criado por Theobald Boehm, uma palheta, a boquilha por onde o músico sopra e uma campana na extremidade oposta.


Ao longo dos tempos surgiram clarinetas de dimensões e timbres variados como a Requinta (Mi bemol), o Clarinete em Dó (de timbre mais brilhante), em Si bemol (muito usado na atualidade), Clarinete em Lá (de pouco uso) e Clarinete-baixo em Si bemol, uma oitava abaixo do outro de mesma tonalidade.


CURIOSIDADE A família de clarinetes é grande, são onze tipos de instrumentos que vão desde a Clarineta Sopranino, com som mais agudo, até a Clarineta Octocontra-Baixo, com som mais grave. Esta última mede 2,76 m!


Faça uma aula de Clarineta!

Entre em contato aqui ou em nossas redes sociais. Facebook Instagram.

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *