Aula de Percussão

postado em: Padrão | 0

De todos os instrumentos musicais, os instrumentos de percussão são os mais antigos de que temos registros, através de estudos arqueológicos que comprovaram através de pinturas rupestres.


Nos instrumentos de percussão os sons são obtidos através do impacto nos mesmos: Dedos, baquetas e outros meios percutem nos materiais e produzem ondas sonoras. Os instrumentos de percussão são responsáveis pela marcação rítmica nos gêneros musicais mais diversos, e apesar de existirem nas grandes orquestras modernas, ainda são bastante associados à cultura popular, por conta de sua ampla difusão entre as mais diversas culturas.


Os instrumentos de percussão mais comuns:


             São muitos os instrumentos de percussão, sendo os mais usados ao redor do mundo: tambores, pratos, triângulo, bumbo, tamborim, conga, caixa-clara, tarol, pandeiro, chocalho, xilofone, vibrafone, maracás, berimbau,gongo, castanhola, agogô,tímpano, entre uma infinidade de outros. 

Eles são divididos em três subcategorias: pela capacidade de afinação sonora das notas, pelo modo de reprodução ou pelo tipo de produção do som no instrumento.


Capacidade de afinação: Eles podem ter afinação (altura determinada) ou não (indeterminada). Os instrumentos musicais de percussão de altura determinada são perceptíveis aos nossos ouvidos e seguem uma série harmônica de vibrações. O xilofone, tímpano e o berimbau se encaixam nessa categoria.


Já a afinação indeterminada se relaciona a instrumentos que servem apenas para dar ritmo às melodias, ou seja, eles não possuem uma escala de sons variadas. São percebidos como se fossem batidas ou ruídos. São exemplos os tambores, triângulos e castanholas. 


Execução do som: a melodia é executada por percussão ou impacto, podendo ser feita com as próprias mãos ou com as baquetas, no caso das baterias Gretsch, por exemplo. O chocalho é um instrumento direto de agitação e o som de atrito fica por conta do reco-reco ou da cuíca.


Tipos de produção de som: os instrumentos idiofones têm a melodia gerada pela vibração que o próprio corpo do dispositivo produz. Os instrumentos membrafones têm o som produzido por meio de vibrações de um membrana estendida ou distendida em um suporte.


             O aluno, deverá escolher um desses instrumentos e conhecer a técnica de execução do mesmo, sempre com a orientação de um professor experiente e de preferência paciente e atento às demandas do aluno. É preciso muita dedicação, assim como no aprendizado de qualquer outro instrumento, e o domínio de conhecimento básico musical, como duração das notas, intensidade e alturas, será fundamental para um aprendizado consistente e com bons resultados. Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *