A Clarineta, ou clarinete, é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui uma palheta simples presa na extremidade do instrumento onde o músico sopra.
O som da clarineta é produzido a partir da passagem do ar entre a palheta simples e o corpo do instrumento.
A Clarineta surgiu no século XVII, mas somente por volta de 1840 atingiu sua estrutura atual. As primeiras clarinetas possuíam orifícios e apenas duas chaves e assim como outros instrumentos da família das madeiras, progressivamente foram adicionadas mais chaves.
Possui um sistema de chaves semelhante ao da flauta, criado por Theobald Boehm, uma palheta, a boquilha por onde o músico sopra e uma campana na extremidade oposta.
Ao longo dos tempos surgiram clarinetas de dimensões e timbres variados como a Requinta (Mi bemol), o Clarinete em Dó (de timbre mais brilhante), em Si bemol (muito usado na atualidade), Clarinete em Lá (de pouco uso) e Clarinete-baixo em Si bemol, uma oitava abaixo do outro de mesma tonalidade.
CURIOSIDADE A família de clarinetes é grande, são onze tipos de instrumentos que vão desde a Clarineta Sopranino, com som mais agudo, até a Clarineta Octocontra-Baixo, com som mais grave. Esta última mede 2,76 m!
Faça uma aula de Clarineta!
Entre em contato aqui ou em nossas redes sociais. Facebook – Instagram.
mardanemarilia
Obrigada Gustavo.
Volte sempre!
Gustavo Woltmann
Esse foi um trabalho de primeira classe.