A Flauta!

postado em: Blog, Educação, Música, Notícias, Vídeos | 2
Tudo que você ainda não sabia sobre a flauta. Imagem de uma pessoa tocando flauta transversal. Logo Flauta e Companhia

“Quando eu morrer, não quero flores, nem coroa de espinho, quero ouvir o choro de uma flauta, violão e cavaquinho.” Noel Rosa.


FLAUTA


A flauta é um instrumento musical de sopro feito de diversos tipos de madeiras com formato de um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som.  Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos. A pessoa que toca flauta é chamada de flautista.


Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais utilizados pelo homem. Existem flautas conhecidas datadas de 40.000 a 35.000 anos atrás, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Essas flautas demonstram uma tradição musical que se desenvolvia desde os primórdios da presença humana moderna na Europa.


A flauta é o mais versátil dos instrumentos de sopro. Da música medieval ao jazz, passando pelas melodias folclóricas de vários países, como no Brasil, em ritmos como o baião, o choro, o samba, a bossa, entre outros. Sempre foi muito utilizada no Rock progressivo e depois dos tradicionais, baixo, guitarra, bateria e teclado, aparece como o instrumento mais utilizado neste gênero musical.


Aristóteles fez a seguinte declaração sobre o instrumento: “Nós escutamos uma canção na flauta com mais prazer do que na lira, pois o canto da voz humana e a flauta se misturam bem por causa da sua correspondência e simpatia, um e o outro se animam pelo vento!”


As primeiras flautas assemelhavam-se a apitos, pois só tinham um orifício (buraco) e eram feitas da tíbia de animais e de humanos. Com o passar do tempo a flauta foi evoluindo-se e deu origem a outros instrumentos de sopro, como o oboé, o fagote, a flauta doce e a flauta transversal.


Nas pinturas presentes nas cavernas é possível se observar reproduções de flautas ou de apitos, o que comprova a presença deste instrumento desde 60.000 a.C. O mais antigo instrumento já encontrado é uma espécie de flauta, feita através de um fragmento do fêmur de um jovem urso-das-cavernas, com dois a quatro furos, encontrado em Divje Babe na Eslovênia e teria cerca de 43 mil anos. A autenticidade desse fato, porém, é muitas vezes contestada. Em 2008, outra flauta fabricada há pelo menos 35 mil anos foi descoberta na caverna Hohle Fels, perto de Ulm, Alemanha. A flauta de cinco furos tem um bocal em forma de V e é feita a partir de um osso de asa de abutre. Os pesquisadores envolvidos na descoberta publicaram oficialmente suas descobertas na revista Nature, em agosto de 2009. A descoberta é também a mais antiga já confirmada referente a qualquer instrumento musical na história. A flauta, uma das várias encontradas, foi descoberta na caverna Hohle Fels ao lado do Vênus de Hohle Fels e a uma pequena distância da mais antiga escultura humana conhecida. Ao anunciar a descoberta, os cientistas sugeriram que as “descobertas demonstram a presença de uma tradição musical bem estabelecida na época em que os seres humanos modernos colonizaram a Europa”. Os cientistas também sugeriram que a descoberta da flauta pode ajudar a explicar “o comportamento provável e o abismo cognitivo entre” o homem de neandertal e os primeiros homens modernos.


Como todo instrumento musical primitivo, a flauta teve um papel mágico. Ela era usada para acompanhar os rituais religiosos. Na cultura védica, Krishna (Deus) é descrito como um virtuoso flautista. Algumas culturas proibiram o uso das flautas pelas crianças e as mulheres sob pena de morte. Ainda hoje temos exemplo disso, como no Xingu Brasileiro.

O alemão Theobald Boehm, em 1832, inventou o sistema moderno da flauta transversal, com a introdução de chaves no instrumento (que também é usada em vários instrumentos de sopro, como o saxofone, por exemplo).

…..

O instrumento mais antigo já encontrado. Trata-se de uma flauta feita com osso de um jovem urso-das-cavernas.

A flauta possui um som melodioso, de timbre suave e doce. Seu som depende essencialmente, por um lado, da natureza e da direção da onda de ar e, por outro, do comprimento da coluna de ar.


A flauta na Música Moderna

Alguns instrumentos típicos do choro brasileiro. A flauta é um deles.

A flauta é conhecida por fazer parte de orquestras sinfônicas. É muito usada também em músicas árabes, como o taksim e a música folclórica árabe. As Flauta de pã ainda são bastante usadas em músicas andinas. Porém, na música moderna, ela tem sido usada em inúmeros ritmos musicais, como rock, rock progressivo, jazz e flamenco. Em ritmos tipicamente brasileiros, por sua suavidade de movimentos sonoros, a flauta combina muito bem com o choro e com MPB.


Referências

 «Frase de Aristóteles». frazz.com.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2012. Arquivado o original em 25 de novembro de 2009

Tenenbaum, David (2000). «Neanderthal jam». The Why Files. University of Wisconsin, Board of Regents. Consultado em 14 de março de 2006

«Flute History». UCLA (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2007

«’Oldest musical instrument’ found». BBC news. 25 de junho de 2009. Consultado em 26 de junho de 2009

Nicholas J. Conard, Maria Malina, and Susanne C. Münzel (2009). «New Flutes Document the Earliest Musical Tradition in Southwestern Germany». Nature. 460 (7256): 737–40. ISSN 0028-0836. PMID 19553935. doi:10.1038/nature08169«Music for cavemen». MSNBC. 24 de junho de 2009. Consultado em 26 de junho de 2009


CRÉDITOS
Imagens: Wikipédia, internet e acervo do Grupo Flauta e Companhia.

Áudio:Game Of Thrones Theme (Ramin Djawadi).

Músicos: GRUPO FLAUTA E COMPANHIA com Flauta I – Mardane Marília; Flauta II – Alexsandro Vieira, Piano – Samuel H.Barbosa.

2 Responses

  1. Maria Alice

    Adorei esse post, obrigada pela relevante informação. Amo o som da flauta. Não sabia quão antigo é esse instrumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *