Homenagem a nossos Técnico de Som e Roadie

AO INICIAR MAIS UM ANO DE TRABALHO, NADA MAIS JUSTO QUE HOMENAGEAR NOSSOS “TÉCNICO DE SOM” E “ROADIE”.

Técnico de som é a pessoa que instala e repara equipamentos de som de acordo com a direção de um espetáculo ou show; fornece manutenção a estes equipamentos; auxilia tecnicamente o operador de som, quando necessário, instala, configura, opera e monitora sistemas de gravação.

o técnico de som é MEGA importante e atua como um verdadeiro parceiro de uma banda:  por exemplo, o trabalho do cara pode elevar o padrão de um show ou deixar uma apresentação inaudível, seja pela qualidade da operação ou por não ajustar direito um instrumento. Por isso, alguns técnicos podem ser amados ou odiados pelas bandas. Mas uma coisa é certa: sem o trabalho desse profissional, o show não continua!

 A profissão de técnico de som é bem relativa e ampla, pois as áreas de atuação são bem diferentes. O técnico de som pode trabalhar operando shows e eventos, gravação de estúdio, gravação audiovisual ou pós-produção de áudio.

***

O termo roadie não é usado somente na indústria musical, mas também com as trupes teatrais, ou qualquer outro evento que envolva uma produção artística e com equipamentos.

Literalmente, roadie seria o “bagagista” da banda; aquele que carrega os equipamentos, no entanto,  ele também executa as funções da preparação e montagem da aparelhagem nos palcos, antes das apresentações, instalando a iluminação, os amplificadores, preparando e instalando toda parte técnica eletrônica, afinando, preligando e testando os instrumentos e módulos eletrônicos, etc.

Durante concertos, ele é uma espécie de salva-vidas do músico, ajudando o guitarrista a trocar de guitarras quando necessário, ajudando a substituir baquetas quebradas do baterista, ajustando os microfones, substituindo cabos faltosos, etc. Com o passar do tempo, um roadie pode executar funções mais técnicas, como auxiliar na mesa de som com a mixagem, ou no controle de luzes.

O roadie é o personagem que passa quase despercebido, mas que, para uma boa performance de palco, é indispensável, sempre cobrindo a retaguarda do músico nas situações adversas em shows, e sempre realizando o trabalho mais árduo numa “gig”. O roadie é sempre o primeiro a chegar no local do show e o último elemento a ir embora.

Atualmente, a profissão é tão reconhecida que o roadie não trabalha somente para bandas. Artistas solo que tocam em bares, músicos que trabalham nas festas em geral, trupes teatrais, ou qualquer outro evento que envolva uma produção artística e com equipamentos e requerem o trabalho de um profissional que entenda da dinâmica de uma apresentação para auxiliá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *