Divo da Música Johann Sebastian Bach

Bach, Johann Sebastian (Eisenach 1685- Leipzig 1750), organista e compositor alemão do periodo barroco. Nascido no seio de uma família que durante sete gerações deu origem, pelo menos, a 52 músicos célebres, representa um dos maiores e mais prolíficos gênios da música européia. De 1711 a 1720 compôs os 6 Consertos de Brandemburgo. Entre 1717 e 1723 trabalhou como maestro de capela e regente de música de câmara na Corte do principe Leopoldo de Anhalt-Köthen, onde escreveu fundamentalmente música profana para conjuntos instrumentais e instrumentos solistas. Em 1723 Bach mudou-se para Leipzig, para ocupar o cargo de regente do coral da Igreja de S. Tomás, onde permaneceu até sua morte. Desse período ficaram 202 das 295 cantatas que compôs, como o Oratório de Natal, a Partita em Si Menor e a Paixão Segundo São Mateus. Entre as obras para piano destacam se as famosas Variações Goldberg, o segundo livro de O Cravo bem Temperado e A Arte da Fuga, formado por 16 fugas e quatro cânones. Bach começõu a ficar cego no último ano de sua vida morrendo em 28 de julho de 1750, depois de se ter submetido a uma falhada operação ocular.

Na playlist de hoje, sugerimos um repertório para cerimônias de casamento com músicas eruditas, conhecidas também como “música clássica” ou “música de concerto”.
Lembrando que já falamos a respeito da utilização desse gênero musical e da forma como as músicas podem ser incluídas na trilha sonora da cerimônia: apenas trechos, tema principal ou a peça em sua íntegra (conforme post “DIVOS DA MÚSICA CLÁSSICA – COMO OUVIR, ENTENDER E UTILIZAR A MÚSICA CLÁSSICA NA TRILHA SONORA DO SEU CASAMENTO” disponível em: https://flautaecompanhia.com.br/blog/divos-da-musica-classica-heitor-villa-lobos/).


O DIVO ERUDITO DE HOJE É JOHANN SEBASTIAN BACH e as músicas dele podem ser utilizadas em vários momentos conforme segue:


ENTRADA DA NOIVA
Músicas 02; 09; 17 e 19
ENTRADA DO NOIVO
Músicas 06; 08;14;18 (trecho até 01:22) e 20
ENTRADA DE DAMAS E PAJENS
Músicas 03;12 e 16
ENTRADA DE PADRINHO, PAIS E ACOMPANHANTES
Músicas 04; 05 e 11
ENTRADA DAS ALIANÇAS
Música 13
MÚSICA AMBIENTE PARA RECEPTIVO
Músicas 01;07; 10 e 15

Clique aqui para ouvir.
Esperamos que curtam e que possamos auxiliar os queridos nubentes nessa tarefa.

Ah! E lembrem-se que o Grupo Flauta e Companhia conta com excelentes músicos para reproduzir essas maravilhosas obras.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *