O que são acordes musicais

postado em: Educação, Música, Padrão, Serviços | 0

Os acordes musicais são usados para fazer o acompanhamento de uma música e, provavelmente, até quem não trabalha ou estuda música já os viu sendo utilizados no dia a dia.

Um exemplo? Quando alguém está tocando violão uma das mãos está fazendo o ritmo, tocando todas as cordas e a outra mão faz posições e movimentos específicos. Esses são os acordes!

Quando o instrumentista faz as posições de mão ele está tocando várias notas ao mesmo tempo, que soam em harmonia, e isso forma um acorde! Ah! Vale lembrar que isso acontece em todos os instrumentos harmônicos.

Como os acordes são formados?

Um acorde é uma combinação de notas tocadas ao mesmo tempo. Essas notas não são combinadas aleatoriamente, elas têm uma ordem e lógica harmoniosas. A estrutura básica dos acordes é um trio.

Como o nome sugere, uma tríade é uma combinação de 3 notas. A lógica para selecionar essas notas é dois terços do intervalo de sobreposição, resultando em uma tônica, a terceira e a quinta.

O resultado da combinação dessas notas forma o acorde. Quando lemos um C em harmonia, nós pensamos num bloco de três notas. Diferente da melodia, onde seria apenas a nota C soando individualmente.

O que caracteriza um acorde de C são as três notas de sua tríade. Sendo”C”  a tônica, “E” a terça e “G” a quinta. A Tônica (também chamada de Fundamental ou Raiz) é a nota que nomeia o acorde.

Veja abaixo a relação de todas as Tríades.

Tríades de acordes maiores - o que são acordes musicais

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados

Como já vimos, na estrutura de acordes, sempre temos Tônica, terça e quinta. No entanto, existem diferentes tipos de acordes na terça e na quinta, e sua combinação produzirá diferentes tipos de acordes.

Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa.

Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.

Existem também os acordes chamados de diminutos. Isso acontece quando um acorde tem sua tríade formada por uma Tônica, Terça Menor e Quinta Diminuta.

Da mesma forma, existem os acordes aumentados. Esta tríade é formada por Tônica, Terça Maior e Quinta Aumentada.

Geralmente, esses são os quatro tipos principais de triplos, maiores, menores, diminutos e intensos, e todos os acordes básicos são gerados a partir deles. Além desses acordes, existem muitos outros acordes para explorar, como o acorde de sétima.

Venha aprender a tocar um instrumento conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *