Entenda as emoções que sentimos quando ouvimos música

postado em: Padrão | 0

O que acontece com o seu corpo quando você escuta o seu estilo de música preferida?

Você já parou para pensar nisso? Um grupo de pesquisadores da Universidade Berkeley, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa para nos ajudar a responder a essa pergunta.

Segundo artigo publicado na revista científica PNAS, as músicas podem causar pelo menos 13 emoções diferentes nas pessoas. Imagine organizar uma enorme biblioteca de música eclética para expressar emoções e capturar a combinação emocional associada a cada faixa.

Acompanhe mais sobre esse estudo aqui, agora!

Para conduzir a investigação, os especialistas contaram com a ajuda de 2.500 voluntários americanos e chineses.

Os participantes avaliaram aproximadamente 40 amostras de música com base em 28 categorias emocionais diferentes, seus níveis positivos e negativos e o nível de excitação que despertaram.

As músicas incluem o cantor Ed Sheeran (Ed Sheeran), American National Anthem, “Careless Whispers”, George Michael (George Michael), Rock the Casbah, “Conflict”, “Somewhere in the Rainbow” “, Israel (Iz) Kazakawiwoʻole (Kazakawiwoʻole) e “As Quatro” (As Quatro) e outros títulos da temporada de Vivaldi.

Os especialistas percebem que existem 13 emoções que se destacam. São eles: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonhos, vitória, ansiedade, medo, tédio, desafio e animação.

O membro da equipe Dacher Keltner disse: “Nós gravamos estritamente as várias emoções que geralmente podem ser sentidas na linguagem musical.”

Os pesquisadores acreditam que o estudo pode ser útil, por exemplo, em terapia psicológica e psiquiátrica.

Os serviços de streaming também podem usar a pesquisa, permitindo que a plataforma crie playlists mais personalizadas e coerentes.

A equipe de pesquisa destacou que os sentimentos evocados por cada música irão mudar de acordo com a cultura do ouvinte. “Pessoas de diferentes origens culturais podem concordar que uma música transmite raiva, mas os sentimentos positivos e negativos podem ser diferentes”, explicou Cowen.

Além disso, os pesquisadores admitiram que algumas das conexões entre os ouvintes podem ser baseadas na formação dos participantes do estudo que já ouviram a música. Cowen disse: “A música é uma linguagem universal, mas nem sempre prestamos muita atenção ao que ela diz e como entendê-la.” “Queríamos dar um primeiro passo importante para resolver o mistério de como a música pode evocar tantas emoções sutis.”

As músicas analisadas são organizadas em um site de acesso público. Nele, os internautas passam o mouse sobre o mapa de áudio interativo, onde podem ouvir músicas com base nos sentimentos que despertam.

“Four Seasons” de Vivaldi faz as pessoas se sentirem cheias de energia, enquanto “Let’s Together” de Al Green evoca sensualidade, e “Somewhere Above the Rainbow” de Israel (Iz) Kamaka Viwaller faz as pessoas felizes. Por outro lado, a trilha sonora do filme “Psycho” de Alfred Hitchcock evoca medo.

Qual música te faz aflorar suas emoções?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *