Dia do Folclore
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
Folclore é uma palavra que deriva do termo inglês folklore, que une os radicais “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa instrução, aprendizado, sabedoria. Nesse sentido, folclore pode ser entendido literalmente como sabedoria popular. Quem criou esse termo foi o arqueólogo William John Thoms, quando enviou uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846, na qual sugeria que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”.
Folclore brasileiro
Folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, tais como os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. O folclore brasileiro é fruto da união das culturas indígena, africana e europeia.
No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
Foram esses folcloristas que, no século XX, ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil. Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.
Em 1951, um documento chamado de Carta do Folclore Brasileiro foi aprovado no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, em agosto desse ano.
Entre as principais lendas, superstições e festas populares do Brasil, temos: Saci-pererê, Curupira, Iara, Bumba meu boi (que também é celebrado em festa), Lobisomem, Mula sem cabeça, Carnaval, frevo e maracatu rural, o forró, a catira, a quadrilha, e por aí vai.
Frequentemente podemos encontrar nessas lendas resquícios de mitologias europeias, asiáticas e africanas. Práticas como a de “benzer” um doente, de “fechar o corpo” contra males e outras variações disso também estão dentro do universo folclórico brasileiro e remetem também a tradições populares de outros continentes.
A parlenda!
A parlenda é uma tradicional brincadeira que valoriza o folclore brasileiro, vamos relembrá-la?
Basta clicar aqui para seguir para o post em nosso blog!
O Grupo Musical Flauta e Companhia
Por que escolher o Grupo Musical Flauta e Companhia?
O Grupo Flauta e Companhia é composto por profissionais com vasta experiência musical e formados nas principais universidades de música do estado, tais como UFMG e UEMG.
São cantores e instrumentistas com amplo repertório de músicas eruditas e populares, capazes de atender todos os estilos de clientes em Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior de Minas Gerais.
Idealizado por Mardane Marília Romero, musicista e professora de música licenciada pela UEMG, o grupo realiza atividades que vão desde eventos sociais: cerimônias de casamento, recepções, festas de formatura e aniversários, até eventos corporativos e solenidades acadêmicas e religiosas.
Nossa missão é prestar serviços de qualidade e garantir emoção em seus momentos mais especiais!
Desde os pequeninos à melhor idade temos serviços específicos e gerais, que além de ser uma ótima opção de atividade fazem muito bem à saúde!
Deixe um comentário