Uma nova pesquisa publicada no Journal of Neuroscience concluiu que a música tem um efeito biológico no cérebro das crianças. Como o crescimento das crianças ocorre nos primeiros anos de vida, a música desempenha um papel vital em ser capaz de modelar as áreas responsáveis pelo processamento do som, que por sua vez está relacionado às habilidades de linguagem, como leitura e comunicação oral.
A pesquisadora Nina Kraus (Nina Kraus) é chefe do Laboratório de Neurociência Auditiva da Universidade Northwestern. A pesquisa é baseada em crianças de 6 a 9 anos que vêm de famílias de classes populares e apresentam maior risco de adoecer. Desenvolva problemas de aprendizagem.
A criança analisada teve aulas de música. Aqueles que tiveram dois anos de aulas apresentaram diferenças neurofisiológicas nas áreas cerebrais, que afetam a decodificação dos sons. Os pesquisadores disseram: “Esta é a primeira evidência direta de que programas educacionais musicais podem melhorar o processamento neuronal da fala em crianças em risco. Isso sugere que a participação ativa e frequente no som pode alterar a função neuronal”.
Esta não é a primeira vez que lemos estudos que demonstram os efeitos da música no desenvolvimento do cérebro. Na verdade, esse é um tópico continuamente pesquisado nos últimos dez anos.
Recentemente, outro estudo publicado na “PLOS One” mostrou que crianças que tiveram aulas de música na infância expandiram suas habilidades cerebrais ao longo da vida. Isso é uma vantagem, especialmente para pessoas envolvidas no trabalho administrativo: os processos cognitivos permitem que os humanos processem e retenham informações, resolvam problemas e regulem o comportamento.
Isso porque, na maioria das vezes, os cérebros dos executivos exigem algum aproveitamento acadêmico, como aponta Nadine Gaab, a principal pesquisadora do estudo, que veio do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston. É por isso que muitas escolas têm que reconsiderar sua decisão de cortar os cursos de música de seus planos curriculares, pensando que isso é uma perda de tempo.
É difícil saber por que os padrões de som são tão importantes para o cérebro, porque não dependemos da música para sobreviver. No entanto, há ampla evidência de que a música pode influenciar fortemente a aprendizagem e estimular a capacidade cognitiva e as relações interpessoais. O ritmo afeta o sistema de atenção, induz movimento e otimiza o metabolismo e as funções corporais.
De acordo com Oliver Sacks, um dos maiores especialistas mundiais no assunto, a música é uma linguagem tão poderosa quanto a comunicação verbal: “As atividades musicais envolvem múltiplas funções cerebrais (emoção, movimento e cognição), e nós vamos. Outra grande conquista humana é usada na linguagem. É por isso que a música é uma forma tão eficaz de memorizar e aprender. Não é por acaso que ensinamos rimas e canções para crianças pequenas. “
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