8 Benefícios de Estudar Música

postado em: Educação, Música, Serviços | 0

A música traz muitos benefícios para o corpo e para mente, estudar música pode te ajudar a desenvolver novas habilidades e trabalhar mais áreas do seu cérebro, como já mencionamos antes em nosso post.


Hoje resolvemos te apresentar mais 8 benefícios ao se estudar música. Acompanhe!

8 Benefícios de se estudar música!


1 – Trabalha a coordenação motora

As habilidades de tocar um instrumento incluem habilidades motoras brutas (usando os grandes músculos do corpo, como mover braços e pernas) e habilidades motoras finas (usando os pequenos músculos do corpo). Esse trabalho só começa com a ação de segurar o instrumento e se desenvolve conforme a execução avança, pois instrumentos musicais como o piano e instrumentos de corda requerem que as duas mãos realizem duas tarefas diferentes ao mesmo tempo, para que a criança melhore sua coordenação motora.


2 – Desenvolve foco e concentração

Para atender aos requisitos das aulas de música, as crianças precisam se concentrar nas atividades. Portanto, as atividades musicais acabam tendo um impacto muito positivo nas crianças distraídas e excitadas, que usam atividades agradáveis ​​para se concentrar e se concentrar.


3 – Trabalha a memória

Quando queremos criar, improvisar ou afinar instrumentos musicais, precisamos nos lembrar do som das notas. Quando cantamos ou aprendemos uma música, exercitamos a memória sequencial. Um estudo americano conduzido pela Northwestern University em 2011 descobriu que uma das habilidades do desenvolvimento musical é a memória. Nina Kraus, a neurocientista responsável pela pesquisa, disse que elementos como tom, tom e ritmo podem ajudar as crianças a desenvolver a memória mais rapidamente.


4 – Estimula a criatividade

Embora a teoria musical seja muito importante, a criatividade é uma base importante para a criação de música. O estudo da música nos primeiros anos de vida inspirou este aspecto através da criação de improvisações, arranjos e composições. Tudo isso ajuda a expandir a capacidade de raciocínio das crianças.


5 – Melhora o aprendizado

Além de aprender vocabulário, as aulas de música também tornam mais fácil para as crianças aprender a ler e escrever. Aprender música desde a infância também pode melhorar o raciocínio lógico e o aprendizado da matemática. Estudos têm mostrado que aprender música pode melhorar a inteligência. O foco e a concentração formados também ajudam a facilitar o processo de aprendizagem.


6 – Estimula disciplina e responsabilidade

Cantar ou tocar um instrumento requer comprometimento e disciplina no treinamento. Os cursos e a prática do aprendizado musical, em última análise, orientam as crianças a estabelecer um senso de responsabilidade e disciplina para serem capazes de realizar o que é necessário.


7 – Aumenta a autoestima

Uma das melhores coisas da vida é se sentir bem com você mesmo. Autoestima, confiança e bem estar são coisas que andam juntas e podem ser adquiridas através da música!


8 – Diminui o estresse, a solidão e a depressão

Você já ouviu alguém dizer que aprender música é como uma terapia? Acredite em mim, este homem não está exagerando. Estudos têm mostrado que a música pode reduzir os sentimentos de solidão, estresse e até depressão. Isso ocorre porque ele tem a capacidade de liberar dopamina no cérebro, causando uma forte sensação de prazer e felicidade. Em outras palavras, a música é um bom remédio para o cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *