Então é Natal – A Música no Natal

postado em: Blog, Eventos, Festas, playlist spotfy | 0

Anteriormente, músicas natalinas surgiram na igreja a fim de celebrar o nascimento de Jesus Cristo e reforçar os valores cristãos. Assim, os padres ensinavam canções e suas crianças cantavam em coro durante a época de natal em casas e igrejas.


O registro mais antigo de uma música natalina é da canção Iesus Refulsit Omnium, (Jesus, luz de todas as nações), do século IV. A autoria e a escrita da música foram atribuídas ao Santo Hilário de Poitiers, um dos Doutores da Igreja.


Eventualmente, a tradição de comemorar o natal com canções e músicas em coral se popularizou rapidamente. Dessa forma gerou uma criatividade enorme por parte de compositores seguido da produção de diversas músicas com o mesmo tema.


A princípio as músicas de natal possuíam melodias e ritmos musicais muito simples. Ao longo do tempo, as músicas começaram a se tornar mais complexas e a utilizar mais instrumentos.


Provavelmente a mais conhecida de todas as músicas natalinas tenha sido Noite Feliz, originalmente em alemão chamada de Stille Nacht. A canção tem autoria do padre Joseph Mohr, com composição de Franz Xaver Gruber.


Noite feliz foi escrita na Áustria, em 1818. Só foi ser tocada pela primeira vez na Missa do Galo, na paróquia de São Nicolau, no mesmo ano. 80 anos depois a música já era conhecida mundialmente.


Atualmente a música tem 330 traduções diferentes, e foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.


Músicas natalinas no Brasil


Com a tradição das canções de natal crescendo cada vez mais, não seria diferente no Brasil. Foram diversos os artistas que escreveram e adaptaram versões de músicas natalinas para seus discos.

Entre algumas das mais conhecidas estão:


Assis Valente e Carlos Galhardo – Boas Festas: Talvez a mais icônica e mais triste música de natal brasileira foi escrita em 1932, após Assis passar o natal do mesmo ano sozinho olhando para a gravura de uma menina esperando ansiosamente seus presentes.


Adoniran Barbosa – Véspera de Natal: Adoniran também não fugiu da onda de música natalinas e fez Véspera de Natal, onde conta uma história triste porém com uma pitada de humor típica do sambista.


Marcos Sérgio, Nelson Motta e Marcos Valle – O Novo Tempo: Uma das mais conhecidas nos dias atuais, O Novo Tempo é uma música que traz toda a beleza do natal em seus versos, e ficou muito conhecida devido ao seu uso no final de ano da TV Globo.


Um dos grandes marcos das canções de natal no repertório nacional foi o álbum 25 de dezembro da cantora Simone. O álbum foi lançado em 1995 e o primeiro a trazer com exclusividade somente músicas natalinas no mesmo cd.


Dessa maneira, o álbum 25 de dezembro vendeu 1,5 milhões de discos em menos de um mês e meio. Com o sucesso inaugurou um segmento até então oculto na indústria fonográfica brasileira.


Ouça nossa Playlist para animar mais ainda o seu Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *