Músicos para serenatas
Serenatas Flauta e companhia
Historicamente alguns costumes e tradições, apesar de mantidas suas principais características e essências, passam por transformações e adaptações e não escapam à necessidade humana de inovar e recriar.
Por isso mesmo, nós do Flauta e Companhia resolvemos abrir mais um item em nossos serviços oferecendo músicos para execução de serenatas, não só para donzelas e amados, mas também para outras pessoas queridas para as quais você queira fazer uma dedicatória.
Você escolhe o repertório, a hora e o local. Nós levamos a música e sua mensagem!
Fale conosco por telefone, whatsApp ou preenchendo nosso formulário de contato e reserve sua serenata.
Origem das serenatas
No Brasil, a origem das serenatas, também conhecidas por serestas tem data de 1717, quando o viajante francês Le Gentil de La Barbinais a trouxe consigo mas as serenatas aparecem na história e nos livros desde 1505.
Contudo, as serenatas surgiram justamente da mesma forma como Le Gentil e outros escritores descreviam. Os homens, saindo de suas festas e passeios boêmios às altas horas, saiam cantarolando e tocando pelas ruas a fora. Quando apaixonados, detinham-se embaixo das janelas de suas amadas a declarar-se. Isso é um costume vindo dos ingleses, sem nenhuma data específica. Aqui no Brasil esse costume chegou antes mesmo dos lampiões a gás.
Mas o hábito de evocar alguém e de declarar-se não começou com as serestas ou serenatas e sim de muito antes disso.
Na Idade Média, com o Trovadorismo, já haviam os trovadores e menestréis que tinham o costume de entoar e cantar seus poemas com uma dedicação. Esse costume teve início na Península Ibérica (Portugal e Espanha). Seus cantos eram compostos por um repertório muito grande, sendo este dividido em quatro grupos.
Nesse período literário nem tudo era romance. Os quatro grupos citados acima eram divididos como cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As cantigas de escárnio e maldizer tinham como principal intuito zombar, falar mal, fazer fofoca e intriga a respeito de outras pessoas, revelando seu nome ou não, às vezes com uma certa pitada de humor. Já as cantigas de amigo e amor eram mais sentimentais, sendo estas cantadas para seus amigos ou suas namoradas.
Contudo, essas quatro cantigas eram de feitio palaciais, sendo as cantigas de amor e amigo cantadas principalmente para moças da corte e da nobreza. Com a chegada do Romantismo, as cantigas sofreram algumas alterações e surgiu também a questão da boemia, o que levou à “criação” das serenatas.
Se desejas presentear pessoas queridas fale conosco e contrate
"Serenatas Personalizadas Flauta e Companhia".