Soul

postado em: Música, Notícias, Padrão, Serviços | 0

BREVE HISTÓRIA DO GÊNERO MUSICAL

Soul, ou soul music, é um estilo de música que foi criado por artistas afro-americanos, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1970.

Considera-se que ele surgiu da mistura entre estilos tradicionais como o blues, o gospel e o jazz. O soul é marcado, dentre outras coisas, pelo grande trabalho de voz dos cantores e por suas interpretações emotivas e intensas.

Diversos outros estilos musicais têm influência do soul, entre eles o rock, o funk e o hip-hop.

Contexto social

Considera-se que os primeiros artistas do soul levaram a música negra de volta às suas raízes ao inspirar-se em estilos como o blues e o gospel.

A expressão do orgulho negro é uma das características do soul. Essa expressão foi incentivada na época pelo Movimento dos Direitos Civis, que trouxe algumas conquistas para a população negra dos Estados Unidos e contribuiu para que muitos artistas afro-americanos se tornassem mais conscientes de seu papel político na sociedade.

Grandes nomes do soul

Ray Charles é considerado o primeiro artista do soul. James Brown, chamado de Padrinho do Soul, é tido como um dos mais influentes músicos de todos os tempos. Etta James e Aretha Franklin estão entre as cantoras que fizeram bastante sucesso. Aretha Franklin é conhecida como a Rainha do Soul.

Outros nomes de destaque incluem Sam Cooke, Solomon Burke e muitos mais.

Diversos discos de soul que fizeram sucesso saíram pela gravadora Motown, que ficava em Detroit, nos Estados Unidos. Dentre os grandes nomes ligados à Motown estão Stevie Wonder, Marvin Gaye e o grupo The Temptations.

Os conjuntos de maior sucesso dessa gravadora foram o Supremes, do qual fazia parte a cantora Diana Ross, e o Jackson 5, formado por Michael Jackson e seus irmãos.

Outra gravadora de importância para o soul foi a Stax, localizada em Memphis, também nos Estados Unidos.
Dentre os nomes que a Stax lançou figuram Otis Redding, Isaac Hayes e o grupo The Staple Singers.

O Grupo Musical Flauta e Companhia


Por que escolher o Grupo Musical Flauta e Companhia?


O Grupo Flauta e Companhia é composto por profissionais com vasta experiência musical e formados nas principais universidades de música do estado, tais como UFMG e UEMG.


São cantores e instrumentistas com amplo repertório de músicas eruditas e populares, capazes de atender todos os estilos de clientes em Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior de Minas Gerais.


Idealizado por Mardane Marília Romero, musicista e professora de música licenciada pela UEMG, o grupo realiza atividades que vão desde eventos sociais: cerimônias de casamento, recepções, festas de formatura e aniversários, até eventos corporativos e solenidades acadêmicas e religiosas.


Nossa missão é prestar serviços de qualidade e garantir emoção em seus momentos mais especiais!


Desde os pequeninos à melhor idade temos serviços específicos e gerais, que além de ser uma ótima opção de atividade fazem muito bem à saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *