Pop Music

postado em: Música, Notícias, Padrão, Serviços | 0

O Pop

A expressão “música pop” foi utilizada pela primeira vez no Reino Unidos, em 1926. O termo era usado para classificar uma canção que tivesse um alcance popular e que fosse produzida pelo povo. Lembrando que naquela época, o estilo predominante era a música erudita, produzida e destinada às classes mais altas. 

Com o passar do tempo e mudanças sociais, a música pop foi conquistando seu espaço. Na década de 30, deu-se início ao que, hoje em dia, conhecemos como pop. Nesse período, os estilos musicais predominantes eram o jazz, soul, country e blues. Esses gêneros musicais influenciaram diretamente no desenvolvimento da música pop. 

Porém, foi apenas nos anos 50 que a música pop se consolidou como um gênero musical. Ela se caracteriza principalmente pela integração de diferentes estilos e elementos, batidas repetidas, estrutura de fácil memorização e um ritmo contagiante.

Além disso, os artistas pop levaram ao público apresentações extravagantes, caracterizações próprias e coreografias únicas. Todas essas características fizeram com que esse estilo musical conquistasse o mundo, criando seu próprio legado.

Aliás, o pop sempre teve muita influência no mundo da moda, inclusive nos dias atuais.
A seguir, confira um breve resumo sobre sua história e entenda por que a música pop e a moda são melhores amigas.



Os nomes da Pop

Nos anos 50 surgiram os primeiros cantores de pop, que eram fortemente influenciados pelo Blues e Country, estilos que predominavam na época. Alguns artistas bem famosos dessa época foram Frank Sinatra, Dean Martin e Elvis Presley – na verdade, Elvis era um rockeiro com uma pegada pop.

Com a evolução do estilo musical, vimos surgir diversos artistas pop na década de 60, a maioria com melodias mais românticas. As composições de Bob Dylan, Carole King e Neil Diamond foram verdadeiros sucessos entre os jovens da época.   

O cenário da música pop ganhou uma nova faceta nos anos 70. Temos bandas que mesclam as batidas do pop com o rock, como as composições dos Eagles. Em paralelo, temos o início da era disco, com as músicas dos Bee Gees e Abba (Ooh, see that girl, Watch that scene Digging the dancing queen 💃). Já outros cantores, preferiam utilizar piano em suas músicas e melodias mais calmas, como Elton John, por exemplo.  

Na década de 80 podemos dizer que foi a ascensão desse estilo, em que surgiram os maiores nomes do pop – até hoje – Michael Jackson e Madonna. Além de criarem hits inesquecíveis, ambos tinham um estilo único. 

Michael sempre apostava em looks marcantes, como ombreiras, brilhos, pedrarias, jaquetas e blazers. Além das lendárias luvas brancas e sapatos mocassins (quem aí já tentou fazer o moonwalk?👆)

Já a rainha do pop passou por diversas transformações de estilo ao longo da sua carreira, sendo disputada pelos estilos. Afinal, quem não gostaria de vestir a Madonna? Mas no geral, seus looks são sexies, chamativos e, muitas vezes, políticos. 

Como por exemplo, em sua turnê “Blond Ambition World Tour”, em que utilizou o clássico sutiã em forma de cone, criado por Jean Paul Gaultier. Durante a performance da música Like a Virgin, os bailarinos acariciavam seu corpo, o que fez a Igreja Católica repudiar fortemente a atitude da cantora – até o Papa João Paulo II se envolveu na história. 

Os anos 90 foram marcados pelas boy bands e girl groups, em que os participantes realizavam coreografias super sincronizadas. Dois grandes exemplos foram o Backstreet Boys e Spice Girls. Toda adolescente tinha pelo menos um post do Backstreet no quarto e um look bem justinho e colorido à la Spice Girl.


O Grupo Musical Flauta e Companhia


Por que escolher o Grupo Musical Flauta e Companhia?


O Grupo Flauta e Companhia é composto por profissionais com vasta experiência musical e formados nas principais universidades de música do estado, tais como UFMG e UEMG.


São cantores e instrumentistas com amplo repertório de músicas eruditas e populares, capazes de atender todos os estilos de clientes em Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior de Minas Gerais.


Idealizado por Mardane Marília Romero, musicista e professora de música licenciada pela UEMG, o grupo realiza atividades que vão desde eventos sociais: cerimônias de casamento, recepções, festas de formatura e aniversários, até eventos corporativos e solenidades acadêmicas e religiosas.


Nossa missão é prestar serviços de qualidade e garantir emoção em seus momentos mais especiais!


Desde os pequeninos à melhor idade temos serviços específicos e gerais, que além de ser uma ótima opção de atividade fazem muito bem à saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *