Playlist O Samba de Simone Bitencourt

postado em: Padrão, playlist spotfy | 0

Playlist – O Samba de Simone Bitencourt

Falando um pouco sobre o Samba!

O Samba é um gênero musical originado dos antigos batuques trazidos pelos escravos para o Brasil. Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos da música europeia, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.

Foi com a chegada de negros de outras regiões do país, sobretudo da Bahia que as primeiras rodas de samba apareceram no Rio de Janeiro, misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o maxixe e assim nasceu o samba na forma como o conhecemos hoje.

É considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras e se transformou em símbolo de identidade nacional.

SAMBA-DE-RODA

Muito parecido com a roda de capoeira, é a raiz do samba brasileiro e está registrado na Unesco como patrimônio da humanidade. Surgiu entre os escravos na Bahia por volta de 1860 e logo desembarcou também no Rio de Janeiro. O samba-de-roda, como a dança, começa devagar e se torna cada vez mais forte e cadenciado – sempre acompanhado por um coro para repetir o refrão. Várias canções do estilo têm versos sobre o mar e as tradições africanas.

SAMBA DE BREQUE

Um dos primeiros estilos nascidos no Rio, foi criado no final dos anos 20 em botecos da cidade. No meio do samba rolavam “paradinhas” onde o cantor falava uma frase ou contava uma história. Um dos mestres foi Moreira da Silva. O ritmo é mais picadinho – ou “sincopado”, como dizem os músicos -, mas a marca registrada é mesmo a parada repentina. Daí o nome “samba de breque”. Quase sempre conta uma história engraçada, de um tiroteio entre malandros à história de um gago que se apaixonou.

PARTIDO-ALTO

Na década de 1930, o partido-alto se popularizou nos morros cariocas. Entre um refrão e outro, os músicos criavam versos na hora, quase como repentistas. As antigas festas de partido-alto chegavam a durar dias! A partir dos anos 70, Martinho da Vila virou um músico marcante do estilo. A principal característica é a improvisação. O partido-alto se mantém, principalmente, pelo jogo de palavras encaixadas no momento certo. O estilo trata de temas do cotidiano, e sempre com o maior bom humor.

FLAUTA

O samba de breque foi o primeiro estilo a incorporar a flauta como instrumento de samba. Ela ajuda a deixar o ritmo mais orquestrado.

Simone Bitencourt

Simone, que desde o início da carreira interpretou, predominantemente, canções românticas, figura dentre eles e é por isso elencada na categoria de cantora romântica.

Seu repertório abrange mais de 350 interpretações, um dos mais vastos e diversificados entre as vozes femininas, constituindo um verdadeiro mosaico de estilos.

Veja mais sobre a Simone Bitencourt aqui.

Ouça a playlist aqui no nosso spotify

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *