A música corporal foi provavelmente a primeira música – antes que as pessoas começassem a bater em pedras e a cavar troncos para a bateria, provavelmente estavam pisando, batendo palmas e grunhindo para expressar suas ideias musicais.
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Conhecida como “Percussão Corporal”, é amplamente utilizada na educação musical, devido à sua acessibilidade – o corpo humano é o instrumento musical original e o único instrumento que todo aluno possui. Usar o corpo dessa maneira proporciona aos alunos uma experiência direta de elementos musicais, como batida , ritmo e compasso, além de ajudar o aluno a internalizar habilidades rítmicas. Certas abordagens à educação musical, incluindo Orff , Kodály e Bapne fazem uso particular da percussão corporal.
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Pode ser executada solo ou vários artistas podem combinar para criar um conjunto musical . Um dos solistas de percussão corporal mais talentosos é Keith Terry. Terry reside em San Francisco , Califórnia e, nos anos 80, fundou a Cross Pulse, uma organização sem fins lucrativos dedicada à criação, performance e gravação de música e dança intercultural baseada em ritmo. Talvez o grupo de percussão corporal mais famoso seja o grupo de percussão do Reino Unido “Stomp” . O Stomp se apresenta em um gênero musical conhecido como percussão do lixo, que envolve o uso de instrumentos não tradicionais combinados com a percussão corporal. No Brasil, o grupo de percussão corporal mais conhecido é o Barbatuques.
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Os instrumentos de percussão produzem seu som quando um jogador os toca, raspa, esfrega ou sacode para produzir vibrações. Essas técnicas também podem ser aplicadas ao corpo humano . O corpo também apresenta várias possibilidades únicas, incluindo o uso de ar e sons vocais e inalados ou expirados.
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Os sons de percussão do corpo podem ser feitos com:
Pisada>> Golpeando os pés esquerdo, direito ou ambos contra o chão ou outra superfície ressonante
Afagando>> Afagando a esquerda, direita ou ambas as coxas ou bochechas com as mãos
Bater palmas, estalar os dedos, bater no peito, assobiar , dar um tapa ou sacudir as bochechas com a boca aberta, clicar com a língua contra o céu da boca, grunhir, bater na barriga / coxas e outras partes corpo, etc..
Variações de som são possíveis através da alteração da técnica de reprodução. Por exemplo, bater palmas em várias posições afetará fatores como pitch e ressonância.
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FONTE:
- Dietrich Woehrlin. “Percussão rítmica e corporal”. Livro / CD, Coda Verlag, 2008, ISBN 978-3940161-17-8
- Martin J. Junker. “Seis Bagatells para solo de percussão corporal “. Dinklage 2000 (Gretel-Verlag, Alemanha) [1]
- Terry, Keith. “Música corporal” . Artes do mundo ocidental. Página visitada em 2008-02-13.
- Locklear, Scott (maio de 2006). “Percussão corporal” (PDF). Tambor! 69-72 . Página visitada em 2008-02-13.
- Bapne
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