O tropicalismo

postado em: Música, Notícias, Padrão, Serviços | 0

Movimento ficou famoso no Brasil no fim dos anos 60

O Tropicalismo foi um movimento brasileiro originado da sua cultura, principalmente da sua música. Surgiu no final da década de 1960 e teve como nomes os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes e vários outros.


O movimento que, entre outros motivos, surgiu por conta da repressão da Ditadura Militar do Brasil, foi muito criticado. Pessoas que eram opostas ao Tropicalismo diziam que as letras das músicas não tinham posicionamento contra a política da época.


Porém, para o movimento, a ideia era justamente fugir das formas de protestos tradicionais, com letras claramente críticas. Através de roupas e letras mais leves, e muitas vezes debochadas, os tropicalistas buscavam a mudança da sua forma.


O Tropicalismo surgiu através de artistas que se apresentavam em programas de músicas da Rede Globo e da TV Record. Mas foi em um evento, realizado no ano de 1967, que o movimento ganhou força. 
Durante o 3º Festival de Música Popular Brasileira, realizado pela TV Record, Caetano Veloso interpretou a canção “Alegria Alegria” e, em seguida, Gilberto Gil e Os Mutantes cantaram juntos “Domingo no Parque”.


As apresentações foram tão emblemáticas que no ano seguinte o festival foi realizado totalmente com artistas tropicalistas. Em julho desse ano também foi lançado o álbum Tropicalia ou Panis et Circencis, que reunia diversos nomes do Tropicalismo, como Torquato Neto, Rogério Duprat, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes.


A Tropicália surgiu e recebeu esse nome com a influência do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, a partir de uma obra de Hélio Oiticica. Mas foi em 5 de fevereiro que o jornalista Nelson Motta escreveu o texto “A Cruzada Tropicalista”.


O texto foi publicado pelo jornal Última Hora e acabou batizando o movimento. O nome começou a ser usado por jornalistas e logo os tropicalistas assumiram a identidade.

O movimento

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.

Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

“eu organizo o movimento. eu oriento o carnaval
Caetano Veloso

O Grupo Musical Flauta e Companhia


Por que escolher o Grupo Musical Flauta e Companhia?


O Grupo Flauta e Companhia é composto por profissionais com vasta experiência musical e formados nas principais universidades de música do estado, tais como UFMG e UEMG.


São cantores e instrumentistas com amplo repertório de músicas eruditas e populares, capazes de atender todos os estilos de clientes em Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior de Minas Gerais.


Idealizado por Mardane Marília Romero, musicista e professora de música licenciada pela UEMG, o grupo realiza atividades que vão desde eventos sociais: cerimônias de casamento, recepções, festas de formatura e aniversários, até eventos corporativos e solenidades acadêmicas e religiosas.


Nossa missão é prestar serviços de qualidade e garantir emoção em seus momentos mais especiais!


Desde os pequeninos à melhor idade temos serviços específicos e gerais, que além de ser uma ótima opção de atividade fazem muito bem à saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *