Ícone do site Grupo Musical Flauta e Companhia

Musicalização Infantil


Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é inventar na hora!

Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um riff, um ritmo, etc.

Vantagens de saber improvisar

Resumindo, quem sabe improvisar:

Motivador, não?!

Para ser capaz de improvisar, é necessário conhecer o assunto em questão. Por exemplo, no ramo de palestras, qualquer pessoa é capaz de improvisar um discurso sobre “felicidade”, pois todos possuem algum conceito sobre esse tema.

Talvez o fato de ser um improviso prejudique a qualidade do discurso; muitos falariam sem utilizar palavras bonitas ou reflexões profundas. Agora, quantas pessoas improvisariam um discurso sobre a importância da equação de Schrödinger no eletromagnetismo quântico?

Na música, é a mesma coisa, precisamos de um bom vocabulário (saber escolher palavras adequadas) e também conhecer o contexto em que estamos inseridos, para que as palavras façam sentido.

Essa conversa está boa, mas vamos falar de algo mais prático agora: como se aprende a improvisar afinal?

Bom, existem alguns segredos para se tornar um bom improvisador. 

Como fazer uma improvisação musical

Explicando de uma maneira bem simplista, basta conhecer as escalas básicas e saber identificar a tonalidade da música para se fazer um improviso.

Porém, na prática, não basta apenas saber e entender as escalas e suas tonalidades, é preciso saber criar um solo com elas.

Parece óbvio, mas não é. Um improvisador iniciante pode aprender a escala maior e entender onde aplicá-la, mas se ele não tiver algumas frases e licks prontos desenhados na cabeça, o improviso vai ficar horrível.

Ninguém gosta de ouvir uma escala digitada para cima e para baixo sem dinâmica. A beleza da música está justamente em saber desenhar frases musicais com as notas. E como um improvisador iniciante conseguirá fazer isso?

Ele deve começar pegando frases prontas de outros músicos, decorando-as e aplicando-as em vários contextos. Assim, ele vai desenvolver a habilidade de saber encaixar frases em músicas. Isso é essencial.

O próximo passo é pegar essas mesmas frases e fazer pequenas alterações, tentando colocar suas ideias a partir das ideias das próprias frases. Depois de certo tempo fazendo isso, o improvisador começará a criar as suas próprias frases do zero, sem precisar se basear em alguma frase pronta.

Muito bem, para quem nunca improvisou nada, adquirir essa habilidade leva tempo. É como tudo na vida: se o resultado é bom, o esforço precisa fazer merecer esse resultado.

Por isso recomendamos fortemente que o aprendizado musical seja iniciado o quanto antes na vida dos que amam música e almejam desenvolver sua musicalidade.

E é isso que nossos pequenos alunos andam fazendo por aqui. 

No vídeo postado hoje exibimos uma atividade de improvisação musical orientada, ou seja, com base em propostas do professor quanto a gênero musical, instrumentação e arranjo musical, todo o resto saiu da cabecinha e da percepção musical do talentoso aluno, graças a oportunidade a ele dada de vivenciar valiosas experiências musicais através do incentivo dos pais e do CURSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL.

Lembramos que vocês podem ASSISTIR O VÍDEO clicando aqui.

Sair da versão mobile