Ícone do site Grupo Musical Flauta e Companhia

A música contra a depressão

Já falamos um pouco sobre os efeitos da música contra a ansiedade, uma doença que vem sendo amplamente estudada e reconhecida como patologia. Hoje vamos abordar um tema que também se faz muito presente, a depressão.


Durante o período de quarentena os casos de depressão aumentaram cerca de 90%, segundo um estudo realizado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O isolamento social e a insegurança são os fatores que mais agravam os casos.


A mudança repentina nos hábitos diários trouxe uma realidade nunca antes vivida por nossa geração. Trouxe, também, a discussão sobre a necessidade de falarmos mais sobre nossos sentimentos.


Uma das formas mais expressivas para falar sobre o que sentimos é a música! Provavelmente você conhece e escuta alguma música que te faz lembrar de um momento específico não é mesmo?


Existem músicas que nos animam outras que nos acalmam e até mesmo aquelas que nos entristecem, claro que é uma particularidade de cada indivíduo. Contudo existem, também, aquelas composições que se comportam de maneira generalizada.


Em nossa última postagem, aqui no blog, falamos sobre as músicas que possuem efeito positivo contra a ansiedade. Você sabia que existem canções que ajudam contra a depressão?


A música como antidepressivo


Como mencionamos cada um tem uma particularidade de gostos musicais e cada música específica pode ter um efeito diferente.


Contudo existem melodias e temáticas musicais que podem colaborar com a produção de dopamina que auxilia no desenvolvimento das atividades cerebrais. E, portanto, ajudam a aliviar alguns sintomas depressivos.


Pensando nisso uma Rádio de Curitiba idealizou um projeto colocando no ar músicas que ajudam ao combate à depressão, veja aqui algumas músicas que foram selecionadas:



Conta pra gente qual ou quais músicas você acrescentaria nessa lista?


Não esqueça de seguir o Grupo Musical Flauta e Companhia nas redes sociais! Fique por dentro de todas nossas dicas e nosso trabalho.



Postaremos uma playlist com músicas contra a depressão em nosso Spotify!


Outras dicas que podem ajudar a diminuir os sintomas da depressão


Dessa maneira, para lidar com a depressão durante a quarentena, existem algumas estratégias que podem ajudar as pessoas a permanecerem tranquilas em tempos difíceis:


Tentar seguir uma rotina normal – dentro do possível;


Limitar o tempo gasto com as notícias e as mídias sociais;



A depressão é uma condição grave, mas é tratável. Portanto, se os sintomas persistirem busque ajuda profissional.


FONTES

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2018/09/24/musicas-ajudam-no-combate-a-depressao-veja-lista.ghtml

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/05/depressao-brasileiros-isolamento-social-coronavirus.htmhttps://cuidai.com.br/depressao-durante-a-quarentena/

Clique aqui!

Sair da versão mobile