Música contra ansiedade

postado em: Blog, Música, Notícias, Vídeos | 0

Nos últimos anos houve uma grande conscientização sobre o transtorno de ansiedade. O crescimento dos números de casos dessa patologia se intensificou durante a quarentena.

Quem poderia imaginar que viveríamos um período tão conturbado? É natural que o corpo e a mente reaja dessa maneira.

E é sobre esse tema que abordaremos hoje em nossa postagem, como a música pode ajudar a diminuir ou amenizar os sintomas da ansiedade. Veja a seguir.

Como nosso corpo reage ao estímulo musical?

Que a música possui alto poder de relaxamento e bem estar nós já sabíamos, além disso, possui um grande poder sobre nossos estímulos neurológicos.

Um estudo realizado pela Mindlab, uma organização focada em estudos que relacionam a comunicação e seu impacto em nosso cérebro, comprovou que ouvir determinadas músicas reduzia o nível de ansiedade dos participantes em até 65%.

Nos testes os envolvidos deveriam passar por situações de estresse ou de grande complexidade, como resolver problemas matemáticos e testes de QI.

Quando a tarefa era executada ao som das músicas escolhidas para compor o teste o ritmo cardíaco, a pressão e o ritmo respiratório dos integrantes diminuía e se tornava estável.

Isso pode ser explicado. Quando ouvimos uma música que gostamos o nosso cérebro libera uma substância chamada dopamina que, basicamente, reduz o estresse a ansiedade, causando a sensação de bem estar.

O mesmo estudo classificou e ranqueou um top 10 músicas que diminuem a ansiedade! São elas:

  1. Weighless (Marconi Union)
  2. Electra (Airstream)
  3. Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah)
  4. Watermark (Enya)
  5. Strawberry Swing (Coldplay)
  6. Please Don’t Go (Barcelona)
  7. Pure Shores (All Saints)
  8. Someone Like You (Adele)
  9. Canzonetta Sull’aria (Mozart)
  10. We Can Fly (Café Del Mar)

Destacamos que a música Weighless foi protagonista de diversos estudos relacionados ao transtorno de ansiedade. Essa música foi criada para um SPA por Lyz Cooper, fundador da Academia Britânica de Terapia do Som.

A música no Home Office

Durante o período de quarentena muitas empresas adotaram a modalidade Home Office para manter suas atividades. Contudo nem todos os funcionários estavam preparados para essa revolução na maneira de trabalhar.

A dificuldade mais apontada por quem começou a trabalhar em casa é manter a produtividade, criar um ambiente imune a procrastinação e combater a ansiedade gerada pelas diversas incertezas.

Você sabia que a música ambiente em seu novo local de trabalho pode te ajudar a ser mais produtivo e mais leve?

Segundo Daniel Joseph Levitin, neurocientista, a música pode tornar tarefas repetitivas mais agradável o que aumenta a concentração.

É claro que fazer do seu ambiente de trabalho uma festa não vai ajudar em nada! Por isso na hora de escolher sua trilha sonora leve em consideração:

  • Quantidade de versos que a música possui;
  • Índice de familiarização com a música;
  • O quão repetitiva é a tarefa que você irá fazer enquanto ouve;
  • Se a atividade desempenhada requer esforço físico ou mental.

Gostou dessas dicas? Fique atento as nossas redes sociais, postaremos a nossa playlist contra a ansiedade.

Fontes:

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/111502-conheca-musica-reduz-ansiedade-65.htm

https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/146920-musica-ansiedade-produtividade.html

https://exame.com/ciencia/neurocientistas-criam-playlist-capaz-de-diminuir-a-ansidade/https://www.hypeness.com.br/2016/10/estudo-feito-por-neurocientista-revela-10-musicas-que-ajudam-a-combater-o-stress-e-a-ansiedade/

Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *