Nos últimos anos houve uma grande conscientização sobre o transtorno de ansiedade. O crescimento dos números de casos dessa patologia se intensificou durante a quarentena.
Quem poderia imaginar que viveríamos um período tão conturbado? É natural que o corpo e a mente reaja dessa maneira.
E é sobre esse tema que abordaremos hoje em nossa postagem, como a música pode ajudar a diminuir ou amenizar os sintomas da ansiedade. Veja a seguir.
Como nosso corpo reage ao estímulo musical?
Que a música possui alto poder de relaxamento e bem estar nós já sabíamos, além disso, possui um grande poder sobre nossos estímulos neurológicos.
Um estudo realizado pela Mindlab, uma organização focada em estudos que relacionam a comunicação e seu impacto em nosso cérebro, comprovou que ouvir determinadas músicas reduzia o nível de ansiedade dos participantes em até 65%.
Nos testes os envolvidos deveriam passar por situações de estresse ou de grande complexidade, como resolver problemas matemáticos e testes de QI.
Quando a tarefa era executada ao som das músicas escolhidas para compor o teste o ritmo cardíaco, a pressão e o ritmo respiratório dos integrantes diminuía e se tornava estável.
Isso pode ser explicado. Quando ouvimos uma música que gostamos o nosso cérebro libera uma substância chamada dopamina que, basicamente, reduz o estresse a ansiedade, causando a sensação de bem estar.
O mesmo estudo classificou e ranqueou um top 10 músicas que diminuem a ansiedade! São elas:
- Weighless (Marconi Union)
- Electra (Airstream)
- Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah)
- Watermark (Enya)
- Strawberry Swing (Coldplay)
- Please Don’t Go (Barcelona)
- Pure Shores (All Saints)
- Someone Like You (Adele)
- Canzonetta Sull’aria (Mozart)
- We Can Fly (Café Del Mar)
Destacamos que a música Weighless foi protagonista de diversos estudos relacionados ao transtorno de ansiedade. Essa música foi criada para um SPA por Lyz Cooper, fundador da Academia Britânica de Terapia do Som.
A música no Home Office
Durante o período de quarentena muitas empresas adotaram a modalidade Home Office para manter suas atividades. Contudo nem todos os funcionários estavam preparados para essa revolução na maneira de trabalhar.
A dificuldade mais apontada por quem começou a trabalhar em casa é manter a produtividade, criar um ambiente imune a procrastinação e combater a ansiedade gerada pelas diversas incertezas.
Você sabia que a música ambiente em seu novo local de trabalho pode te ajudar a ser mais produtivo e mais leve?
Segundo Daniel Joseph Levitin, neurocientista, a música pode tornar tarefas repetitivas mais agradável o que aumenta a concentração.
É claro que fazer do seu ambiente de trabalho uma festa não vai ajudar em nada! Por isso na hora de escolher sua trilha sonora leve em consideração:
- Quantidade de versos que a música possui;
- Índice de familiarização com a música;
- O quão repetitiva é a tarefa que você irá fazer enquanto ouve;
- Se a atividade desempenhada requer esforço físico ou mental.
Gostou dessas dicas? Fique atento as nossas redes sociais, postaremos a nossa playlist contra a ansiedade.
Fontes:
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/111502-conheca-musica-reduz-ansiedade-65.htm
https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/146920-musica-ansiedade-produtividade.html
Deixe um comentário