Temos uma casa para cuidar… E agora?

postado em: Blog, Casamento | 0

TEMOS UMA CASA PARA CUIDAR… E AGORA?

CUIDANDO DA COZINHA

O casamento foi lindo!

Um sonho.

Mas não se pode sonhar para sempre, certo? Muitos meses de preparação pensando cada detalhe: a cerimônia, a festa, a lua de mel, mas chegou a hora de ir para casa.

Sério?

Acabou a festa? Temos uma casa para cuidar? E agora?

A pergunta que não quer calar:

- onde guardar os alimentos? Potes de plástico ou de vidro?

Sem dúvida, diante de publicações que revelam pesquisas e pareceres de alguns especialistas, conclui-se que o uso de potes de plástico na cozinha requer atenção especial. Isso devido à sua origem a partir de resinas derivadas do petróleo, apresentando assim, várias substancias químicas que fazem muito mal a saúde.

O grande vilão da história é uma substância chamada BISFENOL que, ao entrar em contato com os alimentos, se desprende e contamina o que estiver junto a ele, seja quando guardamos os alimentos em temperatura ambiente, em geladeira ou freezer ou aquecendo-os em vasilhas e potes de plástico. 

Segundo pesquisas divulgadas a substância se desprende do plástico principalmente quando esse é aquecido. Outra questão levantada é que a informação "BPA-Free" encontrada nas embalagens ou rótulos de alimentos e em vasilhames de plástico não garante nossa proteção contra o Bisfenol . A discussão aponta que muitos fabricantes estão simplesmente trocando o Bisfenol A por outro Bisfenol, o Bisfenol S (nt.: é a mesma estrutura química de dois fenóis com um enxofre entre eles, por isso S, de sulfur como é chamado o enxofre na nomenclatura química) que pode causar, inclusive, mais danos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado por longo período de tempo. 

Apesar de haver níveis de tolerância à presença do Bisfenol A considerados como inofensivos e devidamente regulamentados em vários países, inclusive no Brasil, a orientação geral é procurar identificar a presença da substância, pelo menos do Bisfenol A, nas embalagens dos alimentos que consumimos e nos materiais e utensílios de plástico, por exemplo, verificando os números contidos em seus símbolos de reciclagem, sendo o número 3 e 7 indicativos da presença do Bisfenol A.

Ou seja, para as futuras e futuros donos de casa e pais, fica a dica de reflexão e estudo sobre a presença do plástico em nossas vidas, bem como da presença de vasilhames de plástico na cozinha e sua possível substituição por vasilhames de vidro.

Sugestões de leitura:

Guardar alimentos em potes de plasticos? Não corra este risco.

Produtos BPA-Free ainda contém Bisfenóis de igual toxicidade

Como evitar o Bisfenol A em embalagens de plástico

Bisfenol A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *