Heitor Villa-Lobos foi um maestro, violoncelista, pianista e violonista mundialmente reconhecido como o maior compositor brasileiro no campo da música de concerto.
Fundou a Academia Brasileira de Música e através da sua atuação o “Canto Orfeônico” se expandiu e foi inserido nas escolas brasileiras.
Mesmo tendo composto sinfonias, óperas, sextetos e quartetos, era apaixonado pela música popular brasileira e, de forma engenhosa, intuiu que as notas graves (baixos) dos acordes do choro tinham a ver (e a ouvir) com a estrutura básica da música ocidental sintetizada por Bach. Daí surgiram as Bachianas, cujo exemplo mais célebre talvez seja a Ária da Bachiana nº 5.
Villa-Lobos foi um dos primeiros compositores brasileiro a compor trilhas especialmente para o cinema nacional e internacional no século XX. Nos anos 50, recebeu a proposta de compor a trilha do filme Green Mansions, de Mel Ferrer, estrelado por Audrey Hepburn. O filme não fez sucesso e peças do brasileiro foram muito cortadas. Insatisfeito, Villa reaproveitou os temas dessas peças na mundialmente conhecida cantata “A Floresta do Amazonas”. Uma das peças intitulada MELODIA SENTIMENTAL logo chamou a atenção de sopranos em todo o mundo. Homens se arriscaram na difícil missão de competir com as sopranos. Ney Matogrosso, Djavan (na trilha do filme Deus É Brasileiro), João Bosco, etc. e assim essa música alcançou um impressionante número de registros nacionais e internacionais.
Pela sua beleza e importância, MELODIA SENTIMENTAL é nossa principal indicação para a música de entrada de noivas inovadoras e sedentas por uma trilha sonora altamente personalizada e arrasadora.
Ouça a playlist “Villa-Lobos para noivas em nosso perfil spotify:
Clique aqui