Na história da MPB, a tradição romântica foi intensificada nos anos 1980 e os temas de amor romântico e paixão foram amplamente explorados por diversos cantores e compositores. Simone, que desde o início da carreira interpretou, predominantemente, canções românticas, figura dentre eles e é por isso elencada na categoria de cantora romântica. Seu repertório abrange mais de 350 interpretações, um dos mais vastos e diversificados entre as vozes femininas, constituindo um verdadeiro mosaico de estilos.
Desde o primeiro disco, até suas mais recentes gravações, é possível comprovar o talento expresso pela espontaneidade e dom natural de Simone.
Marcada por um acentuado sotaque baiano, que o tempo nunca apagou e um exclusivíssimo timbre metálico de mezzo-soprano, sua voz revela-se não só por uma leve rouquidão com viés romântico, entrementes exaltada por um travo de emoção contida, como nos dramas românticos de Começar de Novo, Jura Secreta, Corpo, Medo de Amar, Raios de luz, Lenha e Gota d ́Água, como também na alegria e brasilidade do samba ou na religiosidade em Cantos de Maculelê, Reis e Rainhas do Maracatu, Então é Natal, Ave Maria e Jesus Cristo.
Na playlist de hoje, sugerimos um repertório para animar e esquentar a pista de dança da sua festa ou evento, mostrando o lado mais brasileiro, alegre e, por que não dizer também, romântico, através dos sambas interpretados por Simone ao longo de seus 46 anos de carreira.
OUÇA “O samba de Simone Bittencourt” em: Playlist Spotfy
“Música é mansidão, é inspiração, é uma força estranha. Música é alívio, música é doçura, é suavidade, é alma. Música é energia, é sangue, é suor, é raça, é precisão, é pulsação, é ar e é o dom que Deus me deu.” Simone Bittencourt de Oliveira.
Deixe um comentário