Curiosidades
Dando continuidade à nossa série sobre o natal, vamos falar hoje sobre algumas curiosidades que envolvem a data e as tradições que foram criadas ao longo dos anos! Veja nossas outras postagens: O que é o Natal? E A Origem do Natal
Atualmente, a nossa forma de comemorar o Natal diverge-se muito das primeiras formas com as quais ele foi celebrado. Nossa tradição natalina reúne traços pagãos e cristãos, além de possuir diversos elementos frutos da modernização do planeta e da secularização da festa.
Missa do Galo
Acredita-se que tenha surgido no século V, por obra do papa Sisto III. Alguns falam que essa tradição surgiu no século II, mas isso não faz sentido, uma vez que nesse século não se celebrava o nascimento de Jesus Cristo e nem se acreditava que ele teria nascido em 25 de dezembro.
A Missa do Galo é, basicamente, uma missa celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e realizada na véspera de Natal, iniciando-se exatamente à meia-noite do dia 25 de dezembro.
Presépio
O Presépio é aquela representação, em escultura, do nascimento de Jesus em uma manjedoura. Essa é uma prática muito comum entre os cristãos e foi criada por São Francisco de Assis, em 1223, durante uma pregação natalina no interior da Itália.
Foi utilizado por São Francisco para facilitar a compreensão daqueles que ouviam sua pregação sobre o nascimento de Jesus. A prática caiu nas graças da população, espalhou-se pela Europa e permanece até hoje.
Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
Uma outra teoria diz que a árvore foi inspirada em uma celebração dos nórdicos antigos que celebravam o Yule ou Jól no período do solstício de inverno (21 de dezembro).
Nessa festividade nórdica, um pinheiro era utilizado como decoração, sendo um importante símbolo de fertilidade.
O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizada pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero.
Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas.
Papai Noel
O Papai Noel também é um símbolo de Natal extremamente popular. Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica.
Bispo de Mira, que viveu na região da atual Turquia nos séculos III e IV. São Nicolau ficou conhecido por ser uma figura extremamente generosa que usou sua herança familiar para distribuir presentes e ajudar os que necessitavam de dinheiro e de alimentos.
Sua generosidade acabou fazendo com que ele ficasse conhecido como amigo das crianças.
A primeira imagem do Papai Noel foi desenhada pelo alemão Thomas Nast, famoso caricaturista e cartunista do século XIX. Esse desenho inspirou Haddon Sundblom, o desenhista que criou o Papai Noel para as publicidades da Coca-cola.
As propagandas do refrigerante foram responsáveis por popularizar a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje.
Estrela de Belém
Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade.
Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.
Além disso lembramos que em cada cultura existem costumes e tradições específicas. Qual tradição não pode faltar em sua família nesta data?
Compartilhe conosco.
Deixe um comentário