CLARINADAS
Afinal, o que são exatamente e quais são suas funções?
A Tradição da Clarinada vem de tempos antigos onde havia um anúncio musical para a chegada de uma autoridade: Imperadores, Reis, Rainhas e Príncipes. Atravessou gerações e hoje muitas noivas gostam de ter as Clarinadas anunciando sua chegada/entrada.
Sendo assim, clarinada não é o nome de uma música (apesar de poder aparecer em seu título), mas sim uma forma de executar músicas de um determinado estilo com o propósito de anunciar ou saudar. A execução base é feita pelos trompetes e dependendo da música escolhida pode haver outros instrumentos acompanhando.
Os “Trompetes Triunfais”, como são chamados, são instrumentos mais longos e geralmente tocados por músicos posicionados na frente do altar dos noivos ou adentrando o templo ou recinto. Estas performances juntamente com inúmeras possibilidades visuais e estéticas como por exemplo,a bandeira que os trompetistas trazem penduradas aos seus instrumentos, complementam este momento de forma emocionante. Um charme não é mesmo?
As músicas são curtas e uma característica marcante das Clarinadas é a forma de execução. Podem ser executadas com apenas 1 ou 2 trompetes, nesse caso um trompete responde ao outro, conversam entre si, deixando assim seu evento ainda mais pomposo, de uma forma requintada, inovadora e única.
As Clarinadas são preferencialmente utilizadas para anunciar a chegada da noiva e a execução base, feita pelos trompetes (instrumentos de sopro), dependendo da música escolhida pode apresentar outros instrumentos acompanhando.