Aula de Violão

postado em: Educação, Música, Serviços | 0

O violão


Violão popular

O violão, é atualmente um dos instrumentos mais utilizados no Brasil e no mundo, seja por conta da facilidade de seu transporte, seja pelo fato de que não é preciso amplifica-lo, seja por causa de seu timbre, violão, ou guitarra acústica é um instrumento que está presente em diferentes culturas e utilizado nos mais variados gêneros musicais.


Consta que o instrumento é uma evolução de antigos instrumentos de cordas como o alaúde e a vihuela. A alaúde foi levada pelos árabes para a península ibérica pelos  e isso deve explicar o amplo uso do violão nos países dessa região, como Portugal e Espanha.


           A versão mais popular consiste de 6 cordas: Sexta E( Mi) , mais grave, quinta A(lá), quarta D(Ré), terceira G(Sol), segunda B(Si) e primeira E(Mi), porém existem diversas outras afinações e modelos de violão, como os violões de 7, 8 e 12 cordas, entre outros mais raros. As cordas eram fabricadas de tripas de carneiro nos tempos mais primitivos, depois evoluiu para aço e nylon.


           Atualmente, as aulas de violão são divididos entre popular e clássico, sendo que as aulas de violão popular e mais voltado para o estudo mais livre, focado mais em prática e no uso preciso de batidas, acordes e  solos. Já as aulas de violão clássico consiste no estudo da postura correta do instrumentista, conhecimento amplo do braço do instrumento, a sua escrita na partitura através da teoria musical, além  de outras técnicas específicas do meio erudito. Clique aqui para ver os vídeos de nossos alunos no nosso canal!


           O violão está presente nos mais diferentes gêneros musicais: Rock, Blues, Jazz, samba, choro, Bossa nova, entre outros. Grandes compositores escreveram peças específicas e deram ao violão um maior status como os estudos e prelúdios escritos por Villa-Lobos, Leo Brower, Francisco Tárrega, Fernando Sor, entre outros no campo erudito e Baden Powell, Raphael Rabello, João Gilberto, Garoto, Guinga, Egberto Gismonti, Dilermano Reis no meio popular, onde mostraram através de suas interpretações ao instrumento, imensas possibilidades de execução e obtenção dos mais variados recursos sonoros.


           Seja como instrumento solista ou de acompanhamento, o violão é de fácil assimilação pelo aluno, porém exige do mesmo, muita dedicação e paciência em suas aulas de violão . Procure um bom professor de violão e tenha uma boa aula!


Violão clássico


           O termo Violão Clássico ou Violão Erudito, é aplicado ao estudo de violão de forma mais complexa, mais exigente, sendo levada em conta a postura adequada, técnicas específicas do instrumento como trêmolo, Glissando, apojatura, ligadura, entre outras.


          O aluno precisa aprender a ler partitura, que é o sistema universal dos músicos, onde estão incluídas as durações das notas, localização das mesmas no instrumento, respeitando a sua altura(grave,médio ou agudo) com presição de aperto dos dedos, visando sempre boa sonoridade.


         Geralmente quem busca fazer aulas de violão clássico, ou quer aprofundar no estudo do instrumento de forma séria, porém  livre, ou quer ingressar em conservatórios ou Universidade de Música, onde aperfeiçoará.

         O repertório usado no ensino nas aulas de violão clássico é geralmente de algum método dos grandes nomes que escreveram para violão, como Francisco Tárrega, Ferdinando Carulli, Fernando Sor, Leo Brower, Abel Carlevaro, Villa-Lobos, todos esses que, ou fizeram métodos cheios de técnicas específicas ou compuseram peças de desenvolvimento técnico extremo do violão.


         Hoje é possível encontrar peças, partituras com foco na música popular, ou seja, partituras  com toda a linguagem do violão erudito porém de repertório da música popular.


        Nas aulas de violão um bom professor é sempre recomendado para uma boa orientação da leitura e direcionamento do estudo do violão clássico. Sempre que precisar do auxílio de um professor de violão clássico, para dúvidas ou dicas, conte conosco.


        Saiba como fazer a aula de violão entrando em contato por aqui. WhatsApp
Ou no site da Escola de Música Percursar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *