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Aula de Saxofone


O saxofone é um instrumento de sopro da família das madeiras que, curiosamente, ao contrário de todos os outros instrumentos desta família, nunca foi construído com este material.


Fabricado em metal, possui um longo tubo com uma curvatura e se utiliza de uma palheta simples. Não faz parte dos instrumentos da orquestra, mas por possuir um som potente, foi adotado em bandas militares e em grupos populares, especialmente os de jazz. 


O saxofone foi inventado na Bélgica por volta de 1840, por Adolphe Sax. Sua família é composta de oito membros, do mais agudo (sopranino) ao mais grave (subcontrabaixo). Na música clássica, ele ganha destaque com Debussy, na sua Rapsódia para Saxofone e Orquestra; e com Mussorgsky, na sua obra Quadros de uma Exposição, onde ele representa um velho castelo.


O saxofone no Brasil


Pixinguinha foi o primeiro a trazer o saxofone para o centro do mercado fonográfico brasileiro. O saxofone antes compunha no Brasil as formações das bandas de coreto e bandas militares.


Com o Saxofone Pixinguinha delineou em suas interpretações relações contrapontísticas – de uma ideia popular em contracanto, ambos se consolidaram como repertório melódico do choro e do samba, em instrumentos como o bandolim e o violão de sete cordas.


A seguir a geração de J.T. Meireles, do samba-jazz trouxe uma vivência americana ao estilo do saxofone que se consolidara no Brasil. Abrindo um caminho prodigioso para músicos como Victor Assis Brasil, Mauro Senise, Carlos Malta, Roberto Sion e Vinícius Dorin.


Provavelmente o saxofone estabeleceu-se favoravelmente pelo timbre – som que habita o imaginário do fazer musical brasileiro.


Há músicos de notória criação artística que utilizaram do saxofone como matriz, no Brasil e no mundo. Para conhecer a linguagem do saxofone brasileiro como movimento de aprendizado, vale também entre os nomes já citados conhecer o trabalho de Teco Cardoso, Marcelo Martins, Mané Silveira – do Trio Bonsai, de Proveta – também clarinetista e notório arranjador.


Em uma figuração que procura a linguagem do pop norte americano em combinação com o jazz, o saxofonista Leo Gandelman, promove uma obra interessante ao fundamento que lhe é central.


Vale conhecer a música brasileira. O fazer artístico do Brasil consolida linguagens muitos específicas para cada instrumento propriamente. O que confere ao Brasil um título de transformador da linguagem musical.

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