Em uma aula de canto o aluno aprenderá diversas técnicas. Aprenderá a usar a sua voz como qualquer outro instrumento, e para isso precisará primeiro aprender mais sobre o funcionamento de seu corpo. Técnicas de respiração e postura corporal são fundamentais para se tornar um bom cantor além, é claro, de dedicação e disciplina, tanto em relação ao curso como em relação ao cotidiano pessoal.
Sobre as aulas de canto:
Uma das primeiras coisas que o professor de canto faz é a classificação vocal do aluno, descobrindo se o mesmo é baixo, tenor ou barítono no caso dos homens e contralto, soprano ou mezzo-soprano no caso das mulheres. O aluno aprenderá também, noções básicas de música e assim conhecerá conceitos como afinação, altura (grave, médio ou agudo), timbre, intensidade, o nome das notas, entre outras coisas. É de total importância também, que o professor de canto, passe para o aluno, noções básicas dos órgãos fonatórios e respiratórios: Faringe, cavidade nasal, laringe, pulmões, brônquios, traqueia e o músculo mais importante para o cantor que é o diafragma.
Ao longo das aulas de canto, o aluno faz exercícios de respiração, aquecimento, fonética e afinação, além de exercitar a percepção musical. Um bom professor de canto é o que, além de conhecer as técnicas vocais como vibrato, falsete e de ensinar o aluno a solfejar, que é a arte de cantar as notas musicais, é o que melhor sabe transmitir tais conhecimentos de forma clara, precisa e que atenda aos anseios do estudante.
A aula de canto com aplicação Técnica, pode ser definida como um conjunto de atitudes e processos que visam a um fim determinado. Na técnica vocal, o esforço usado para a produção de sons é canalizado, de forma a utilizar toda a energia para um fim específico, neste caso, o canto.
Desde tempos remotos o canto está presente nas mais diversas culturas, quer como forma de culto, celebração, ou forma de lamentação, o canto tem se mostrado, através dos séculos uma forma de expressão das emoções do homem. Hoje, quer como hobbie, quer como trabalho ou outro motivo, pessoas tem se dedicado ao canto. E como qualquer outro instrumento musical, a voz deve ser tratada como ela realmente é: valiosa, e digna de cuidados.
Nas aulas de técnica vocal o aluno aprenderá na teoria e prática, conceitos de proteção vocal, afinação, projeção da voz, música vocal em diversos períodos e culturas, dentre outros.
Uma dica valiosa para futuros cantores:
Uma boa dica para quem quer aprender a cantar de forma prazerosa é a de praticar diariamente, nem que seja o mínimo de tempo possível e é bom sempre lembrar que se houver desconforto, o melhor a fazer é parar e pedir ajuda a um profissional, pois é sinal de que algo está errado no exercício.
NO MAIS É MUITO TREINO E PERSISTÊNCIA E MÃOS À OBRA, OPS, VOZ À OBRA!
Deixe um comentário