Você sabia que tocar um instrumento pode ajudar a melhorar suas habilidades motoras?
Já mencionamos anteriormente, em nosso blog, os inúmeros benefícios de se aprender a tocar um instrumento!
Hoje vamos dar um foco maior à coordenação motora! Acompanhe nosso post e entenda como a música e tocar um instrumento pode aumentá-la.
O que é a coordenação motora?
A coordenação motora se refere à capacidade do corpo de realizar movimentos articulares, que é o resultado da interação entre músculos, ossos, nervos e sistemas sensoriais. É por isso que podemos caminhar, correr, escrever, pular, desenhar e pintar.
Obviamente, em nossas vidas, a coordenação motora melhorou. Desde a gravidez, faremos exercícios, mas com o tempo, eles se tornarão mais precisos e objetivos. O bebê já realizou ações ao nascer, mas somente com o tempo ele executará ações voluntária e conscientemente, como esticar o corpo para pegar objetos.
Além disso, podemos ver o desenvolvimento de nossas habilidades de coordenação quando as crianças começam a se exercitar, praticar atividades ou tocar instrumentos. Nesse momento, ela passou a executar melhor algumas ações, o que tornou sua coordenação mais precisa e ágil. Um exemplo é a prática de basquete, onde descobrimos que, além de bater no basquete, a capacidade de exercitar e manipular a bola ao mesmo tempo também melhorou.
Tocar um instrumento aumenta a coordenação motora
Tocar instrumentos musicais, principalmente os que envolvem uma quantidade maior de movimentos em conjunto como bateria, violão e piano, também aumenta a coordenação motora.
O cérebro precisa transformar o que lê nas partituras em movimento dos dedos e/ou movimento de respiração. Com o tempo de treino, a coordenação motora vai se apurando e se refinando.
Inclusive, essa é uma prática muito recomendada para o tratamento de doenças neurológicas e neurodegenerativas. Música também é saúde!