O dia dos pais vem chegando e para celebrar com muita música criamos uma lista com 12 músicas, internacionais e brasileiras, que foram criadas e dedicadas aos pais.
Desejamos desde já a todos os pais um ótimo dia e que você possa ser cada vez mais presente, afetivo e representativo na vida de seus filhos.
Confira nossa lista:
Espelho” (samba, 1973) – João Nogueira e Paulo César Pinheiro
Quem nunca se imaginou reflexo do pai? Os jeitos, trejeitos, manias, defeitos, gostos, caras e bocas. Porque há entre pai e filho um desejo subentendido de que sejam parecidos, por quaisquer motivos. Gravada em um compacto de 1973 e relançada em 1977, a letra de “Espelho” não é feita de pai para filho, e sim de filho para pai. Bonita de doer o peito, fala sobre a saudade do pai que partiu cedo dessa vida, e deixou sua referência e exemplo ao filho. Muitas vezes somos felizes em ter nosso pai como modelo de nossos passos, de nossa história. João Nogueira termina a canção com o verso “e o meu medo maior é o espelho se quebrar”, sobre a dor de, em algum momento, não ver mais o pai em seu reflexo.
“Valsa Para Uma Menininha” (valsa, 1971) – Toquinho e Vinicius de Moraes
Não se sabe ao certo a quem a música foi destinada quando Vinicius e Toquinho a compuseram. De todo modo, a música fala em um amor tão grande para uma criança que poderia muito bem ser de pais para filhas. Com uma melodia de cantiga de ninar, “Valsa Para Uma Menininha”, de 1971, é uma mensagem passada diretamente a uma criança, pedindo para que ela não cresça, porque “a vida é somente teu bicho papão”. Trazendo o quanto a infância é valiosa, sem preocupações, e o quanto crescer é um processo difícil e doloroso. Traz o sentimento de um pai, com proteção e saudosismo, em querer bem a vida da filha, e que aquele elo entre eles, que acabara de começar, permaneça “assim, fique assim, sempre assim”.
“Boas Vindas” (MPB, 1991) – Caetano Veloso
Caetano retirou um pouco do sentimentalismo e trouxe a chegada de seu terceiro filho de modo alegre e contemplador. “Boas Vindas” foi escrita quando o filho Zeca nasceu, e lançada em 1991 no álbum “Circuladô”. A composição recorda o momento do nascimento, trazendo aquele sentimento gostoso que se alastra para toda a família, de boas-vindas ao novo ser! Como se tudo em volta estivesse iluminado recebendo essa criança, “o sol, a lua, o medo, a rosa, venha conhecer a vida, eu digo que ela é gostosa”. “Boas Vindas” foi regravada em 2018 com Caetano e seus três filhos, no álbum “Ofertório”. Um modelo bonito de celebrar a nova vida que vem vindo, conhecer a vida!
“Naquela Mesa” (seresta, 1972) – Sérgio Bittencourt
Escrita para o pai Jacob do Bandolim, “Naquela Mesa” fala sobre saudade. A mesa é o lugar de suas conversas profundas sobre a vida, suas histórias, as tantas lembranças. A mesa fala da alegria da vida do pai e simboliza a saudade do filho. Uma canção para a dor que a falta faz, aperta, para mergulhar fundo na melancolia e nas lembranças nostálgicas de nossos pais. A música também foi gravada na voz de Elizeth Cardoso, e, mais tarde, por Nelson Gonçalves, tornando-se um grande sucesso que atravessa gerações.
Fábio Júnior – “Pai”
A canção de Fábio Júnior é um dos maiores sucessos nacionais e uma das músicas mais dedicadas aos pais brasileiros. O cantor compôs a letra para falar do relacionamento difícil que tinha com seu pai, já falecido. Um emocionante momento foi quando, no palco de um programa de TV, cantou a música com seu filho, Fiuk.
Mais Que Pai e Filho — Rick e Renner
Em formato de diálogo, Mais Que Pai e Filho apresenta uma conversa entre um filho que entra na vida adulta e seu pai orgulhoso. É um belo exemplo de companheirismo e gratidão.
11 Vidas — Lucas Lucco
Composta por Lucas Lucco em homenagem ao seu pai, 11 Vidas foi lançada justamente no Dia do Pais, em 2013.
No vídeo, Lucco aparece cantando a música diretamente para o pai, que não consegue conter as lágrimas. Emocionante!
Pai Grande — Milton Nascimento
Gravada e regravada por Milton Nascimento em dois de seus álbuns, Pai Grande é uma canção que honra a ancestralidade e os mais velhos que cuidam dos mais jovens.
O verso quero a quem quiser me amar pode ser entendido como uma referência ao seu pai adotivo.
Pai — Jamily
Para as famílias cristãs, Pai é um dos mais belos louvores de adoração. Ao cantar sobre o Deus Pai, Jamily faz paralelos com o acolhimento de um pai amoroso e pode ser uma belíssima homenagem para uma figura paterna que você ama.
My Hero — Foo Fighters
My Hero fala sobre os heróis do dia-a-dia: homens comuns, que fazem o seu melhor em benefício dos outros.
É perfeita para mostrar aos pais o quanto sabemos que eles são seres humanos com qualidades e defeitos como quaisquer outros e, por isso mesmo, os amamos.
“FATHER TO SON” – QUEEN
“Father To Son” é outra ótima música, do Queen, incluída no Queen II, de 1974. A composição de Brian May traz partes pesadas contrastantes com trechos no piano, e é escrita da perspectiva de um pai falando com o filho.
“MY FATHERS EYES” – ERIC CLAPTON
Eric Clapton também já escreveu sobre o tema, na música “My Father’s Eyes”, faixa do álbum Pilgrim, de 1998. A perspectiva do músico sobre o tema é relativamente única, uma vez que ele nunca conheceu seu pai; em sua biografia, Clapton explicou que a faixa tomou inspiração não só disso como da sua relação com o filho que perdeu: “tentei descrever um paralelo entre olhar pelos olhos do meu filho, e os olhos do pai que eu nunca tive, através da nossa ligação de sangue”.
O Grupo Musical Flauta e Companhia
Por que escolher o Grupo Musical Flauta e Companhia?
O Grupo Flauta e Companhia é composto por profissionais com vasta experiência musical e formados nas principais universidades de música do estado, tais como UFMG e UEMG.
São cantores e instrumentistas com amplo repertório de músicas eruditas e populares, capazes de atender todos os estilos de clientes em Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior de Minas Gerais.
Idealizado por Mardane Marília Romero, musicista e professora de música licenciada pela UEMG, o grupo realiza atividades que vão desde eventos sociais: cerimônias de casamento, recepções, festas de formatura e aniversários, até eventos corporativos e solenidades acadêmicas e religiosas.
Nossa missão é prestar serviços de qualidade e garantir emoção em seus momentos mais especiais!
Desde os pequeninos à melhor idade temos serviços específicos e gerais, que além de ser uma ótima opção de atividade fazem muito bem à saúde!
Deixe um comentário