Ave Maria – A Origem da Oração

postado em: Blog, Educação, Música, Notícias, Vídeos | 0


A Ave Maria é sem dúvida a oração mariana mais conhecida em todo o mundo. Ela é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando reza o rosário ao longo do dia. Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação angélica”, é o resultado de um longo processo. É uma oração composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica.

A sua primeira parte é tirada do evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! (Lc 1,42b).


Inicialmente esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros, em torno do ano 1000 e foi aos poucos se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus.


Como surgiu a oração da Ave-Maria?


Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém.” E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte.


Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos.


Vale a pena lembrar o sermão no qual S. Bernardino de Senna (+ 1444) ao comentar a Ave-Maria disse que ao final desta se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”. A súplica a Maria começa com o adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “cheia de graça”.


A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do papa Pio V.


Veja abaixo os links para assistir os vídeos com a interpretação do Grupo Flauta e Companhia e versões mundiais dessa maravilhosa oração.


Ouça versões da “Ave Maria” e escolha a mais adequada ao seu estilo de cerimônia ou celebração. Clique aqui.


Veja o video do Grupo Musical Flauta e Companhia interpretando Ave Maria:


Ave Maria Grupo Musical Flauta e Companhia

Música de Paulinho Queiroga e Marcelo Faria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *